A essência de um roteiro é transmitir o máximo de informação possível, de maneira facilmente visível ao diretor, com grandes espaços para possíveis correções e inclusive com uma formatação correta de escrita. A encadernação é simples espiral, não precisa de grandes luxos, afinal o mais valioso do seu roteiro está nas palavras escritas. O interessante também, é anexar ao roteiro uma espécie de sinopse argumentativa que descreve o curso do seu roteiro e o defende como uma boa ideia, lembre-se que uma sinopse argumentativa tem uma para cada dez páginas do roteiro.
O importante da sinopse argumentativa ( termo definido por mim, então considerem haha ) é ser desenvolvida antes do roteiro, além de clarear as ideias é muito mais fácil depois desenvolver um roteiro com uma ideia bem desenvolvida anteriormente.
Bom se você não tem ideia de como escrever um roteiro, TENTE, pois nunca vai saber como sairá se não tentar, o importante de tudo é a essência. Vou dar uma dica para quem quiser mais facilidade, existe o software Celtx que é um editor de texto para roteiro. Porém, também é possível desenvolver um roteiro em editores de texto comum, mais demorado o processo, mas em minha recomendação, sempre o caminho mais difícil leva à maior experiência. Vamos começar.
Existe um modelo interessante de roteiro que podemos usar, chama-se master scenes onde para cada página do roteiro equivale a aproximadamente um minuto de filme, assim é possível controlar a duração aproximada do seu roteiro, e evitar um roteiro curto ou longo demais.
ETAPA 1 - SINOPSE ARGUMENTATIVA
Menos falas, mais descrição. Para a sinopse argumentativa, escreva a ideia do seu roteiro, uma história como em um livro, porém menor, e contanto os principais fatos, com suas descrições, e descrições dos seus personagens. E lembre-se, se deseja elaborar um roteiro para 20 minutos de esquete ( episódio de série de tv, por exemplo) é necessário de sua argumentação possua cerca de 2 páginas, uma para cada 10 minutos ( 10 páginas). Após escrita e corrigida, imprima a sinopse argumentativa e a partir será iniciado o roteiro.
ETAPA 2 - PREPARANDO O DOCUMENTO
Em um editor de texto como o Word, define as margens da página da seguinte maneira:
Superior - 2,5 cm | Esquerda - 3,0 cm | Inferior - 2,5 cm | Direita - 3,0 cm
Para a fonte da página defina Courier New tamanho 12. Defina ( em inserir ) a numeração da página no inicio alinhado a direita, com primeira página diferente ( em design ) para que não apareça a numeração na capa. Formate o número de páginas para iniciar em zero ( em inserir ).
ETAPA 3 - A CAPA
Dê oito enters, e escreva o título do roteiro alinhado ao centro da seguinte forma, tudo maiúsculo com ou sem aspas, utilizaremos o filme do Batman, como exemplo: "THE DARK KNIGHT" ou THE DARK KNIGHT.
Dê mais dois enters e escreva a identificação "um roteiro de" ou "story by" alinhado ao centro em minusculo. Dê um enter e escreva o nome e sobrenome do autor ( neste caso, você ). Nas duas ultimas linhas da página escreva o seguinte:
(alinhado a esquerda) (alinhado a direita)
Copyright 2XXX Endereço (seu/seu agente)
Todos os direitos reservados (000) 0000-0000
ETAPA 4 - PRIMEIRA PÁGINA DO ROTEIRO
Agora vamos começar a escrever nosso roteiro, dê cinco enters e escreva o título do roteiro alinhado ao centro da seguinte forma, tudo maiúsculo com ou sem aspas "THE DARK KNIGHT" ou THE DARK KNIGHT. Escreva FADE IN com dois pontos ao final, alinhado a esquerda ( OPCIONAL ). E comece a escrita do primeiro cabeçalho
ETAPA 5 - DEMAIS PÁGINAS DO ROTEIRO
A estrutura de cada cabeçalho será explicada a seguir.
ONDE - INT. ( para interior ) EXT. ( para exterior );
PRECISAMENTE ONDE - Local.
QUANDO - DIA ou NOITE.
Um exemplo de cabeçalho abaixo:
INT. ESCRITÓRIO -- DIA
JOÃO se levanta da MESA, e SAI pela porta.
EXT. CIDADE -- DIA
JOÃO observa a cidade, caminhando em direção ao PRÉDIO.
Agora, na minha concepção, somente é interessante colocar um efeito de transição de cena, por exemplo, onde existe um corte simples no filme, antes de iniciar o novo cabeçalho escreva CORTE PARA ou CUT TO com dois pontos ao final, alinhado a direita. Entretanto vale ressaltar que você é o roteirista não o diretor, por tanto o diretor decide a melhor forma de exibição e cortes de cenas.
Após um cabeçalho sempre vem a descrição, onde detalhes devem ser ressaltados, nunca escreva informações repetidas, sempre descreva um personagem que aparece pela primeira vez em cena. Personagens, algumas ações de entrada e saída e objetos sempre em maiúsculo. Sempre identifique personagens, nada de ambiguidade.
Para diálogos nome do personagem em maiúsculo alinhado ao centro, um enter, fala do personagem também alinhada ao centro.
1. Se a fala for interrompida por uma ação, coloque três pontos, descreva a ação, e continue a fala descrevendo o nome do personagem seguido de (CONT'D).
2. Se a fala for interrompida por fim da página, escreva (MAIS) ou (MORE) ao final da página, na seguinte continue a fala descrevendo o nome do personagem seguido de (CONT'D). ATENÇÃO, só utilize esse recuro quando o roteiro estiver finalizado e revisado.
Todos os direitos reservados (000) 0000-0000
ETAPA 4 - PRIMEIRA PÁGINA DO ROTEIRO
Agora vamos começar a escrever nosso roteiro, dê cinco enters e escreva o título do roteiro alinhado ao centro da seguinte forma, tudo maiúsculo com ou sem aspas "THE DARK KNIGHT" ou THE DARK KNIGHT. Escreva FADE IN com dois pontos ao final, alinhado a esquerda ( OPCIONAL ). E comece a escrita do primeiro cabeçalho
ETAPA 5 - DEMAIS PÁGINAS DO ROTEIRO
A estrutura de cada cabeçalho será explicada a seguir.
ONDE - INT. ( para interior ) EXT. ( para exterior );
PRECISAMENTE ONDE - Local.
QUANDO - DIA ou NOITE.
Um exemplo de cabeçalho abaixo:
INT. ESCRITÓRIO -- DIA
JOÃO se levanta da MESA, e SAI pela porta.
EXT. CIDADE -- DIA
JOÃO observa a cidade, caminhando em direção ao PRÉDIO.
Agora, na minha concepção, somente é interessante colocar um efeito de transição de cena, por exemplo, onde existe um corte simples no filme, antes de iniciar o novo cabeçalho escreva CORTE PARA ou CUT TO com dois pontos ao final, alinhado a direita. Entretanto vale ressaltar que você é o roteirista não o diretor, por tanto o diretor decide a melhor forma de exibição e cortes de cenas.
Após um cabeçalho sempre vem a descrição, onde detalhes devem ser ressaltados, nunca escreva informações repetidas, sempre descreva um personagem que aparece pela primeira vez em cena. Personagens, algumas ações de entrada e saída e objetos sempre em maiúsculo. Sempre identifique personagens, nada de ambiguidade.
Para diálogos nome do personagem em maiúsculo alinhado ao centro, um enter, fala do personagem também alinhada ao centro.
1. Se a fala for interrompida por uma ação, coloque três pontos, descreva a ação, e continue a fala descrevendo o nome do personagem seguido de (CONT'D).
JOÃO
Olá...
JOÃO ENTRA na sala.
JOÃO (CONT'D)
Tudo bem?
2. Se a fala for interrompida por fim da página, escreva (MAIS) ou (MORE) ao final da página, na seguinte continue a fala descrevendo o nome do personagem seguido de (CONT'D). ATENÇÃO, só utilize esse recuro quando o roteiro estiver finalizado e revisado.
JOÃO
Olá...
(MAIS)
- fim da página -
JOÃO (CONT'D)
Tudo bem?
ETAPA 6 - ULTIMA PÁGINA DO ROTEIRO
Se utilizou FADE IN no começo do roteiro escreva FADE OUT após dois enters da ultima linda escrita, e logo em seguida, dê dois enters e escreva FIM ou END. Caso não tenha utilizado FADE IN, após dois enters da ultima linda escrita escreva FIM ou END.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ROTEIRO
Em minha opinião o roteiro tem certa liberdade, nada de lenga-lenga, portanto será direto, não use ideias avançadas de pessoas que explicam a escrita de um roteiro, afinal, como se dizem em cada objeto existem milhares de especificações, e a essência se encontram em 20% das especificações.
Portanto um bom roteiro tem capa ( com titulo e nome do criador ), cabeçalhos, descrições e falas. Transições ou posições de câmeras só se for uma NECESSIDADE MÁXIMA, por exemplo em uma cena de memória do personagem, ou em uma cena onde são exibidos vários outros ambientes simultaneamente, afinal o diretor não vai perder tempo lendo especificações como essas durante a filmagem de cenas simples, muito menos atores que recebem o roteiro.
Espero que tenha ajudado a esclarecer ideias, e vocês iniciantes que já vão utilizar o Celtx sem passar pelo Word, tenho dó da experiencia de vocês :) estúdios com prazos apertados exigem até que seja elaborado rapidamente páginas em WordPad. Se você quer conhecer um roteiro de verdade, veja o roteiro disponibilizado do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas em inglês, e se atente as ideias e formas de execução ( http://www.joblo.com/scripts/The_Dark_Knight.pdf ) Até a próxima pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário