quinta-feira, 13 de junho de 2013

[Tutoriais] Game em C++ - Parte 1

Olá caros amigos da Rede Globo ops, do blog! Hoje vamos começar uma BIG série de tutorial sobre Game em C++. Nesse blog estamos abordando três polos de linguagens em aplicações são elas C++, C# e JAVA. Bom, a escolha do C++ é simples e objetiva, essa linguagem é rápida, é flexível e é suportada em praticamente todas as máquinas. É a linguagem mais utilizada para games pois suporta os pacotes DirectX e OpenSource facilmente, ao final desse tutorial estaremos com um simples jogo prontinho e em funcionamento ( assim espero hahahaha ).

Para começar nossos projetos em C++ utilizaremos o Visual Studio C++ 2008 Express Edition ( eu gosto dessa versão pois é leve, simples e gratuita, mas o software fica a escolha de você, afinal aprenderemos somente o código e seus resultados ). Vou começar beeeeeeeeeeem do básico para que qualquer um aprenda, entenda e saiba criar sua própria lógica após todos tutoriais.

Bom, vamos lá, inicialmente vamos entender o C++. Para isso crie um novo projeto do tipo "Console Application" e eu nomeei o projeto como "Parte 1". Vamos analisar o projeto.



Na figura acima podemos observar as pastas HEADER FILES (São os aquivos do cabeçalho do programa), RESOURCE FILES (São os arquivos de recursos como imagens, textos, etc) e SOURCE FILES (São os aquivos do código em si).

Então vamos começar com o arquivo Parte1.cpp que é nosso arquivo principal. E execute o código abaixo, cuja o objetivo é apresentar na tela uma mensagem e recuperar a tecla de quebra de linha ( siiiiim, eu fiz em formato de imagem só pra vocês copiarem escrevendo o código, é a melhor maneira de saber o que você está fazendo ).


Bom, agora que já percebemos um pouco da linguagem, vamos começar a produção do nosso primeiro jogo em C++ na próxima parte, o jogo será em 2D, utilizando um auxiliar chamado SMFL para Visual C++ 2008, que pode ser baixado no link: http://downloads.sourceforge.net/sfml/SFML-1.6-dev-windows-vc2008.zip

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário